ATINGINDO O MÁXIMO DA TUA PERFORMANCE

21 de dezembro de 2014

Alta-Performance2

TIMOTHY GALLWEY UM DOS PIONEIROS DO COACHING, definiu um conceito muito interessante que gostaria de compartilhar com vocês.

Ele se tornou conhecido com o livro “The Inner Game of Tennis – The Classic Guide to the Mental side of Peak Performance.” 1974. Gallwey era um bom técnico de tênis de campo que ficou intrigado em como aumentar a performance dos jogadores. Desenvolveu um método através de pesquisa de campo e descobriu que existe não somente no jogos de tênis ou outros jogos individuais um “jogo mental interno” entre o “Ser 1” e o “Ser 2” .

O “Ser 1” o lado crítico e racional do jogador e o “Ser 2” o lado intuitivo que desenvolve através de prática de uma determinada habilidade e que com o tempo se torna parte do seu jogo natural. O truque nessa ideia é deixar o “Ser 2” jogar naturalmente, sem muita interferência do “Ser 1” que deixa o jogador nervoso, com medo de errar e bloqueando o desempenho do atleta.

A fórmula prática que ele defende é: PERFORMANCE = POTENCIAL – INTERFERÊNCIA

Essa fórmula pode ser aplicada em qualquer atividade que requer competitividade, pressão e desempenho como: esportes, meio coorporativo, desenvolvimento pessoal etc..

Para aumentar a Performance você teria basicamente 2 maneiras: a) (+) Aumentar teu potencial através da prática constante de uma habilidade para adquirir maior auto confiança e b) (-) Diminuir as interferências internas tais como: conceitos e crenças limitantes.

A reflexão de hoje é: De 0 a 10, como está a tua performance no trabalho ou no esporte que pratica? Você se sente satisfeito com a tua atual performance?

Se você não está satisfeito com a sua performance, então o que tem feito para aumentar o teu potencial? (novas habilidades, conhecimentos adquiridos, etc). Quais as 3 atividades que você vai fazer nos próximos 90 dias para aumentar o teu potencial?

O que tem feito para diminuir as interferência internas? (falta de disciplina, crenças limitantes, etc.). Quais as 3 atividades que você vai fazer para que nos próximos 90 dias essa interferência diminua?

Faço um convite para que você dedique pelo menos 15 minutos nessa reflexão, isso poderá ser uma boa semente para uma revolução interna sua.

Um bom inicio de semana.

Deixe uma resposta