CRENÇAS

25 de maio de 2014

Segundo definição do dicionário crença é: a. Ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa. b.
Convicção íntima. C. 
Opinião que se adota com fé e convicção.

Uma crença pode ser construtiva ou em muitos caso limitantes. Você já teve em alguma situação na vida que gostaria de fazer algo, mas alguma coisa muito forte o prendia ou te segurava? Pois bem alguns dessas situações podem ser uma crença limitante atuando fortemente em você.

Em alguma fase da nossa vida, para nos proteger ou oferecer um limite em alguma situações apreendemos a desenvolver essas crenças. Muitas vezes são frases que ouvimos quando criança, críticas que recebemos, conselhos muitas vezes protetores e informações generalistas. Na maioria das vezes vem dos nossos pais, para naquela situação nos proteger, mas que quando adulto poderá não ter mais sentido.

Existe uma história que ocorre no circo e que poderá ilustrar melhor essas crenças limitantes.

Era uma vez um elefantinho, ele foi levado para um circo para poder ser treinado e participar de um espetáculo. Ele era forte, e por isso foi preso a uma corrente muito forte, num palanque de madeira. Por mais que ele fizesse força não conseguia sair do lugar, até que um dia ele aceitou a situação é não fazia mais força para sair. O tempo passou e o elefantinho já não era pequeno e sim um grande elefante forte, só que em vez de correntes presa nele, agora era um corda simples. O elefante não fazia ideia que as coisas mudaram, mas a CRENÇA dele que não poderia sair do lugar o prendia.

Semana que vem abordarei algumas dicas para perceber essas crenças limitantes, até lá.

Elefante

Deixe uma resposta