O que é Coaching?

4 de outubro de 2019

Saiba o que é considerado Coaching e o que não é

Será que existe alguém que pode ajudar você a chegar onde sempre quis, seja na carreira profissional ou na vida pessoal? Claro que sim. É aí onde entra o famoso método de Coaching.

Segundo a ICF – International Coach Federation, a maior associação de Coaching profissionais do mundo, presente em 140 países com mais de 30.000 membros associados “Coaching é uma parceria com os clientes, num processo criativo que instiga a reflexão e os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.”

 

Coaching como processo de transformação

O Coaching é um processo que visa aumentar o desempenho de uma pessoa, grupo ou empresa, através de ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional chamado Coach.

Através disso é possível ter resultados excelentes em qualquer contexto, na vida pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeira.

Os processos do Coaching conduzem a mudanças positivas e duradoras em curto tempo. É quando o indivíduo é tirado da sua zona de conforto e levado ao estado desejado de maneira satisfatória.

As sessões do Coaching, que são confidenciais, o profissional Coach estimula e auxilia seu cliente, o coachee. A parceria é levada por meio de diálogos que tem como objetivo principal levar o cliente a ter mais satisfação e elevar suas performances a outros níveis.

De acordo com a ICF existem algumas premissas básicas que um bom Coach deve adotar: “Cada pessoa é o melhor especialista da sua vida pessoal e profissional; Todas as pessoas são criativas, habilidosas e completas.”

As sessões podem ser individuais ou em grupo, definido entre o contratante e o cliente.

 

Por que contratar Coaching?

No processo de Coaching você tem a chance de eliminar hábitos ruins e assumir o controle da sua vida: identificar e trabalhar com seus sabotadores.

Sr. John Whitmore, um dos pais do Coaching defini que “Coaching é liberar o potencial de uma pessoa para maximizar o seu desempenho, é ajudar a apreender ao invés de ensinar. ”

Os benefícios são diversos, entre eles os principais:

Aumento da produtividade;
Autoconhecimento e autoconfiança;
– Solução de problemas;
Redução do estresse;
– Melhor comunicação interpessoal.

 

O Coaching não é…

Terapia é geralmente confundida com o processo de Coaching. O Coach não foca nas suas experiências passadas, ele trabalha apenas com os seus planos futuros, e quando necessário ajuda com os bloqueios emocionais.

Alguns métodos denominados Mentoring, Counseling, Treinamento, Consultoria não devem ser levados em consideração quanto ao conceito de Coaching.

Cada um possui estratégias e metas diferentes. O Mentoring envolve basicamente conselhos dados por alguém que entende melhor de algum conhecimento específico, aquele que é considerado “expert” de alguma área.

Já no Counseling ou Aconselhamento é onde se entende que alguém tem um certo problema que afeta sua vida e precisa solucioná-lo.

Na Consultoria, como já diz o nome, a pessoa busca consultar uma solução para problemas dentro de um negócio.

O Coach não dá conselhos e não fornece suas próprias soluções. Ele desenvolve um processo com metodologias e técnicas especificas para levar o coachee a realização pessoal.

Se você planeja alcançar o sucesso é preciso se conhecer e se permite ver novos pontos de vista. É através do Coaching que se encontra essa possibilidade de realização. Mude os resultados das suas ações com ajuda de um Coach.

Entre em contato pelo e-mail contato@frankhonjo.com.br ou pelo telefone (41) 99951-1413 e garanta sucesso com Frank Honjo Executive Coaching.

www.frankhonjo.com.br

Deixe uma resposta