VOCÊ ESTÁ EM FLOW?

20 de julho de 2014

Voltando a falar sobre flow, como você sabe que está nesse estado da consciência?

Comentei que uma das dicas é quando o tempo passa a ser elástico. Ex.: 60 minutos parece que foi 5 minutos. Para o cérebro a atenção focada numa atividade foi tão intensa que o tempo não é uma referencia cartesiana.

Lembra quando você praticou aquele esporte ou hobby que gosta, ou lendo um livro que te absorve, ou trabalhando com uma atividade que te desafia positivamente? Você estava em estado de FLOW.

O gráfico abaixo exemplifica aonde se encontra o estado de atenção focada ou FLOW.

flow

Existe uma parte do diagrama que te mostra aonde está o FLOW.

Se você tiver uma habilidade média, mas um desafio muito grande pode ocorrer ansiedade e você não consegue desenvolver a atividade com prazer.

Se você tiver uma alta habilidade mas a atividade não é desafiante, você fica num estado de tédio. Lembra-se daquelas atividades rotineiras que parece que o tempo não passa?

Existe uma parte no qual desafio x habilidade estão em equilíbrio, é aí que se encontra o FLOW.

Uma das chaves para ter um constante estado de FLOW é o próprio desenvolvimento pessoal e profissional, ou seja as habilidades vão sendo incrementado paralelamente aos desafios, e aí a pessoa cresce.

Dedique um tempo para refletir: A atividade que você desenvolve te da prazer? O tempo passa rápido? Você tem constantemente aperfeiçoando suas habilidades?

Uma boa semana a todos.

Deixe uma resposta