SERVIR, SERVIR E SERVIR

20 de outubro de 2012

Participei ontem de uma palestra fantástica de um dos maiores especialistas em vendas e autor do Best Seller “A Bíblia de Vendas.” – Jeffrey Gitomer. Ele esteve presente no maior evento de Vendas do Brasil a ExpoVenda Mais na sua terceira vinda ao Brasil em Curitiba.

Dentre os temas abordados tais como: Como construir uma marca, business social mídia, o processo de um fechamento de vendas etc… o que mais me fez refletir foi a questão colocada sutilmente da questão: As empresas com suas equipes de vendas estão “SERVINDO” cada vez melhor nossos clientes ou estão somente “ATENDENDO”?

O sentido da palavra muda totalmente a abordagem na questão de ATITUDE que o vendedor/atendente tem frente ao cliente.

Hoje pela manhã tive uma experiência que exemplifica essa atitude.

Fui cedo lavar o carro num daqueles lave rápido localizado numa região bem nobre de Curitiba – bairro J.Social, pois era caminho da onde eu iria. Um dos atendentes até foi bem atencioso e disse que logo o “rapaz” que estava do lado dele, iria atender.

Não tinha fila nenhuma e ele iniciaria o trabalho. Primeiro – ele andou bem devagar com aquele ânimo de quem estava fazendo um favor ao cliente; Segundo – enrolou para iniciar; terceiro voltou para o posto e atendeu um outro carro que estava para ser abastecido.

Resumindo, o primeiro atendente teve que sair do local aonde ele estava, pedindo desculpa pelo descaso do outro colega de trabalho, colocou as botas e foi fazer a lavagem.

Perguntei quanto tempo aquele rapaz “preguiçoso”estava trabalhando no posto, e para minha surpresa ele me disse que faz 2 anos e não tem como melhorar.

Qual a imagem que terei do posto? Será que todos os usuários desse posto estará satisfeito com o descaso? Será que fui bem SERVIDO?

SERVIR requer mais do que um bom atendimento. Servir é estar completamente focado nas necessidades do consumidor. É só dessa forma que qualquer serviço agrega valor ao cliente.

E os teus colaboradores? Será que estão numa atitude de SERVIR ou somente de ATENDER?

Deixe uma resposta